Sobre

Nutricionista Vanessa Menck

Eu sou a Vanessa Menck e idealizei a Escola de Nutrição Vegetariana no ano de 2018. 

Desde 2012 eu atendo em consultório nas cidades de Sorocaba e São Paulo, auxiliando pessoas a realizarem a transição com segurança e variedade na alimentação. Ajudo inclusive, papais e mamães com a introdução alimentar vegetariana.

Eu me tornei vegetariana ainda na faculdade, o que me fez buscar entender como me alimentar da melhor maneira possível, sem ter tido nenhuma aula sobre o tema.

Foi um caminho longo para conseguir entender como funciona a alimentação vegetariana e organizar todos os artigos mais novos em conhecimentos e materiais práticos para poder ensinar para outros profissionais e estudantes de nutrição. 

Comecei dando palestras e o primeiro curso online começou em 2018, com uma turma de 23 alunos. Hoje, tenho dois cursos, um deles voltado para o público leigo e outro para profissionais. E já são 60 alunos. 

Todos os trabalhos que fazemos, são com muito amor e dedicação.

Somos movidos pelos seguintes valores:

Inovação – busca de estar sempre à frente no que tem de mais novo no mercado
Ciência – conhecimentos baseados em artigos confiáveis
Sustentabilidade – tudo o que ensinamos tem como base, o respeito ao meio ambiente. 
Parceria – com profissionais incríveis e alinhados com a ideologia do nosso trabalho
Leveza – aprender deve ser gostoso, leve e simples.
Amor – pelos animais e pelas pessoas

Sou apaixonada pela nutrição, pela natureza e pelas pessoas. Não é a toa que me tornei professora e ensino se alimentar respeitando o planeta como um todo.

Nossa missão é utilizar a alimentação vegetariana com uma ferramenta de saúde e sustentabilidade, de forma que os profissionais nutricionistas se destaquem em seus atendimentos, surpreendendo positivamente os pacientes e os profissionais que trabalham na mesma equipe.

A alimentação vegetariana pode ser utilizada como tratamento e prevenção das doenças crônicas não transmissíveis e é indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS, 2010) como a principal estratégia para minimizar os impactos ambientais que os seres humanos tem causado no meio ambiente. 

Curriculum Vitae

Conheça mais sobre o trabalho da Nutricionista Vanessa Menck
Filosofia de Trabalho

Consultório e Cursos

Todos os cursos e atendimentos nutricionais são voltados para a reeducação e educação alimentar e nutricional.

Não trabalhamos com dietas restritivas, da moda e que não são sustentáveis.

O objetivo é reeducar para ter mais saúde e longevidade. 

A ênfase é na alimentação vegetariana e vegana. Porém, a alimentação saudável é para todos.

Diretrizes Organizacionais

  • Trazer a nutrição de forma simples, consciente para o cotidiano das pessoas.

    Missão
  • Ser a nutricionista que traz soluções para quem achava que nunca ia conseguir seguir uma dieta ou plano alimentar. Porque trabalha de forma simples, individualizada, prática. E que tem as ferramentas para quem quer virar vegetariano, vegano ou seguir em uma dieta baseada em plantas.

    Visão
A palavra da Nutricionista

Vanessa Menck

Quando me formei tinha uma imensa dificuldade em clinicar. Tudo parecia se resumir em arroz, feijão, legumes, carne e saladinha. O saudável que aprendi, era muito superficial. O amplo estudo sobre o sistema produtivo e das políticas públicas, me fez entender que nossas escolhas alimentares tem influência política, da agricultura e da mídia de forma muito mais profunda do que se imagina. E que, ser saudável, requer uma boa dose de CONHECIMENTO e CRIATIVIDADE.  Isso sem contar a individualidade de cada pessoa, suas história de vida, como ela aprendeu a se relacionar com o alimento no meio familiar e suas preferências alimentares. Sabores favoritos e vícios. Como por exemplo, o açúcar! Muitas pessoas são viciadas em açúcar e não sabem. Entender a bioquímica do corpo e os suplementos e nutrientes adequados, é fundamental para a pessoa conseguir se libertar do vício sem grande sofrimento. As questões de comportamento e melhor forma de fazer a mudança variam de pessoa para pessoa. Conseguimos descobrir o perfil psicológico, crenças limitantes, padrões e dificuldades principais e tratar todas elas com ajuda do coach nutricional.   Os florais trabalham nas emoções e nas dificuldades de relacionamento. E a meditação na memória, concentração, presença, calma, ansiedade, medos.

Não trabalho com obrigações, mas com compromissos e reflexões. Tudo tem solução, tudo pode ser substituído e cada plano alimentar deve se encaixar n rotina de cada cliente. E não ao contrário. 

A grande dificuldade das pessoas em mudar hábitos me despertou minha curiosidade pela mente e comportamento humano. Foi ai que busquei o coach nutricional. Hoje meus clientes me conhecem como a nutricionista que consegue atender aqueles que já tentaram inúmeras vezes mudar e não conseguiram ou que achavam que nunca conseguiriam seguir com uma alimentação de melhor qualidade.  

E é isso que ensino nos meus cursos. Não só falo dos nutrientes em cada alimento.

Falo do que ele representa, de como pode ser substituído, e de como encaixar a alimentação saudável de um jeito gostoso e simples.